My Bloody Valentine é uma banda de rock alternativo formada em Dublin em 1983. Desde 1987, seu alinhamento consiste dos membros fundadores Kevin Shields (vocais, guitarra, sampler) e Colm Ó Cíosóig (bateria, sampler), com Bilinda Butcher...
Ler mais
Gêneros: Rock Internacional, Rock Alternativo, Indie Rock, Dream Pop
My Bloody Valentine é uma banda de rock alternativo formada em Dublin em 1983. Desde 1987, seu alinhamento consiste dos membros fundadores Kevin Shields (vocais, guitarra, sampler) e Colm Ó Cíosóig (bateria, sampler), com Bilinda Butcher (vocais, guitarra) e Debbie Googe (baixo). Sua música é mais conhecida por sua fusão de texturas de guitarra dissonantes, vocais andróginas e técnicas não ortodoxas de produção. Eles atuaram como pioneiros do subgênero de rock alternativo conhecido como shoegaze durante o final dos anos 1980 e início dos anos 1990.
Após vários lançamentos iniciais malsucedidos e mudanças de membros, My Bloody Valentine assinou com a Creation Records em 1988. A banda lançou vários EPs de sucesso e os álbuns Isn’t Anything (1988) e Loveless (1991) através da gravadora; o último é frequentemente descrito como seu magnum opus e um dos melhores álbuns da década de 1990, bem como o melhor álbum de shoegaze de todos os tempos. No entanto, eles foram retirados da Creation após seu lançamento devido aos extensos custos de produção do álbum. Em 1992, a banda assinou contrato com a Island Records e gravou vários álbuns com material inédito, permanecendo em grande parte inativos.
Googe e Ó Cíosóig deixaram a banda em 1995, e foram seguidos por Butcher em 1997. Incapaz de completar a sequência de Loveless, Shields se isolou e, em suas próprias palavras, “enlouqueceu”. Porém, em 2007, ele anunciou que havia se reunido com seus companheiros de banda, e My Bloody Valentine posteriormente embarcou em uma turnê mundial. Após muitos adiamentos, seu terceiro álbum de estúdio, m b v, foi finalmente lançado em 2013.
Gêneros: Rock Internacional, Rock Alternativo, Indie Rock, Dream Pop